Esfirras
Pense numa massa. Uma massa fofinha, leve e saborosa. É a massa dessa esfirra!
Gente, como diz minha irmã, não tem explicação...rs
Essa receita, quem me deu, foi a minha vizinha de feira (feira de artesanato onde exponho meu trabalho) a Bete. E foi a melhor esfirra que já comi na minha vida.
E a receita é tão boa, tão divina que já se espalhou pela família, e pelas amigas da família...e todo mundo que faz, repete.
É simples e super fácil de fazer...você até pensa...será que isso vai dar certo?? rsrs Mas dá, gente!
O recheio original é com carne moída crua...você prepara a carne e deixa ela marinando enquanto você prepara a massa. Quando se fala em carne crua, o povo torce o nariz, mas fica bom sim, e muito saborosa. Já fiz das duas formas, com a carne crua e ela pronta (porque a carne estava congelada).
Com a carne crua, ela fica mais molhadinha e tem um gostinho sutil de limão. Mas cuidado na hora de rechear as esfirras, dependendo do tamanho que você fizer a esfirra, o recheio some dentro da massa (aconteceu comigo...rs). Então, o recheio tem que ser bem generoso.
E dá pra fazer com outros recheios também. Já fiz de ricota, de ricota com escarola e alho frito (ficou divino!), fiz de queijo, queijo e presunto, ou seja, dá pra fazer o que a imaginação mandar!
Ah, para modelar as esfirras, não tem erro. No começo, você pensa que não vai dar certo, que isso não vai de jeito nenhum tomar forma de esfirra, mas na terceira esfirra, você já ta craque!
É só unir as duas pontas laterais e depois puxar a ponta de baixo unindo com as laterais formando uma espécie de Y. Coloquei um passo a passo com fotos mostrando como se fecha as danadinhas (essas eu fiz com o recheio cozido).
Mas se você não conseguir o formato esfirra, vai do formato que você achar melhor.
Bom, segue a receita! Lembrando que esse recheio é com a carne crua, caso não queira fazer com ela crua, basta levar ao fogo, depois de pronto deixe esfriar e é só rechear as esfirras.
Massa:
1 e 1/2 xícara (chá) de água morna
1/2 xícara (chá) de óleo
2 tabletes de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
1kg de farinha de trigo (não chega a usar 1kg)
Recheio:
1kg de carne moída
1 tomate sem pele e sem semente picado
1 cebola picadinha
suco de 1 limão
sal, alho e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Recheio: Tempere a carne com sal, alho e pimenta-do-reino. Acrescente o suco do limão, o tomate e a cebola e misture bem. Deixe descansar enquanto prepara a massa. Obs: o recheio não vai ao fogo.
Massa: Dissolva o fermento , misturando com o açúcar até formar um mingau. Acrescente a água com o óleo e o sal e vá colocando a farinha de trigo até dar o ponto de enrolar.
Faça bolinhas e coloque sobre uma superfície enfarinhada.
Abra as bolinhas e recheie com a carne preparada e reservada. Feche em formato de esfirra, unindo as duas pontas laterais e depois puxando a ponta de baixo unindo com as laterais formando uma espécie de Y.
Deixe crescer (faça o teste da bolinha no copo d'água) e leve ao forno assim que ligar, pois se estiver pré aquecido, a massa vai assar e a carne vai ficar crua.
É, isso. Espero que gostem tanto quanto quem já provou.
Um grande beijo!
Comentários
Postar um comentário